Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

I Encontro Norte das Fundações de Apoio trará debates sobre o futuro da ciência e tecnologia

Atualizado em: 09/06/2021 16h29

Nos dias 23 e 24 de junho deste ano, acontece o I Encontro Norte das Fundações de Apoio de universidades públicas e de institutos federais de ensino e pesquisa. O evento que será na modalidade virtual é uma realização do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), com a organização da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Totalmente gratuito, o encontro trará debates sobre o futuro da ciência e tecnologia, com a participação de renomados pesquisadores. A expectativa do Confies é de reunir mil pessoas nos dois dias de debates.

A abertura, agendada para às 16h30 (horário de Brasília-DF), do dia 23 de junho, será conduzida pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, pelo presidente do Confies, Fernando Peregrino, e pelo diretor-executivo da Fadesp, Roberto Ferraz Barreto.

Integrantes da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) irão participar da programação do evento. A diretora executiva da Fapto, Fernanda Fernandes, lembra que o encontro reunirá representantes de todas as Fundações de apoio do Norte do Brasil e terá a participação de nomes de grande visibilidade no segmento. “Temas como os desafios de fazer Ciência na Amazônia, Desburocratização da Relação Fundação e Apoiada e perspectivas na crise pós-pandemia, serão alguns dos assuntos discutidos durante os dois dias”, destacou a diretora reforçando que o encontro é mais um espaço para ampliar os debates sobre o futuro da ciência e tecnologia no país.

De acordo com a organização, o objetivo dos encontros regionais do Confies é promover a integração e discussão de temas relacionados ao universo de atuação das 90 fundações de apoio à atividade de pesquisa filiadas ao Confies.

Mais informações sobre o evento e a programação preliminar estão disponíveis no site do I Encontro Norte das Fundações de Apoio/CONFIES (http://enfapconfies.org.br) e no perfil no Instagram: @enfap_confies