Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Ecologia e Distribuição do Pica-pau-do-parnaíba

Compartilhe:

O projeto tem a finalidade de obter dados populacionais e ecológicos do pica-pau-do-parnaíba C. Obrinei, visando preencher algumas lacunas do conhecimento sobre a espécie e propor medidas visando a sua conservação.

O pica-pau-parnaíba é uma espécie considerada criticamente ameaçada de extinção (MMA 2003, IUCN 2009), no entanto, informações disponibilizadas no site da International Union for Conservation of Nature - IUCN, afirmam que as recentes descobertas realizadas em uma extensa área geográfica do estado do Tocantins, Goiás e Mato Grosso poderiam, em um futuro próximo reclassificá-la em um nível inferior a ameaça.

Assim, o projeto propõe-se a realizar estudos visando complementar os dados populacionais e ecológicos desta espécie, por meio de técnicas avançadas cujos resultados, disponibilizados em meios científicos e de divulgação geral, permitirão definir a extensão de sua área de ocorrência e parâmetros ecológicos necessários para a proposição de medidas específicas para a sua conservação na natureza.


Coordenador: Professor Renato Torres Pinheiro