Notícia de 09/12/2024

Fapto alcança a marca de 1200 projetos gerenciados ao longo de seus 20 anos 
Geral
Postado em 09/12/2024 às 15:12 Atualizado em 09/12/2024 às 15:23

Fapto alcança a marca de 1200 projetos gerenciados ao longo de seus 20 anos 

Em 2024, ano em que comemorou seus 20 anos de criação, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) celebra a marca de 1.200 projetos gerenciados e mais de R$ 488 milhões em recursos administrados. Só neste ano, foram gerenciados 270 projetos em diversas regiões do estado.

A Fapto atua como gestora de projetos de instituições de ensino superior e pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade do Norte do Tocantins (UFNT), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com sua expertise, a Fapto oferece soluções personalizadas em áreas como ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica, colaborando com universidades, empresas e organizações nacionais e internacionais.

Como uma fundação sem fins lucrativos, a Fapto contribui significativamente para a execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão. A Fapto desempenha um papel crucial na administração de recursos públicos, permitindo que pesquisadores e instituições se concentrem em suas atividades acadêmicas e científicas, enquanto a gestão dos recursos e processos fica sob responsabilidade da fundação. "A Fundação agiliza os processos e faz a gestão do recurso, enquanto o pesquisador se dedica exclusivamente à pesquisa", destaca o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo.

Projetos de Destaque
Ao longo de sua trajetória, a Fapto tem se destacado por sua atuação em projetos de grande impacto. Entre os principais projetos apoiados, destacam-se:

Monitoramento da Ictiofauna na Região Fluvial a Montante e a Jusante do Reservatório da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (2009-2011): Este projeto de monitoramento ambiental foi de fundamental importância para a conservação da biodiversidade aquática da região.

Estruturação de Laboratórios de Pesquisa da UFT (diversos projetos com apoio da Finep): Diversas iniciativas voltadas para a ampliação e modernização dos laboratórios de pesquisa da Universidade Federal do Tocantins, fortalecendo a infraestrutura científica do estado.

Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública (2022-2023): Implementação de um curso de 1.600 horas para a Polícia Militar do Tocantins, com oferta de 1.000 vagas em 14 polos distribuídos por 13 cidades do estado, promovendo a capacitação de novos profissionais.

Cursos de Especialização (2022-2023): A Fapto colaborou na oferta de diversos cursos de especialização para a sociedade, incluindo áreas como Leitura e Produção Escrita, Comunicação e Meio Ambiente, Gerontologia, Análise de Dados, Saneamento Ambiental, Educação Infantil e muito mais, em parceria com a UFT e a Unitins.

Central de Análises – LAPEQ: Prestação de serviços laboratoriais de análises químicas, fisico-químicas e microbiológicas, contribuindo para a qualidade ambiental e de alimentos.

Roteiro de Afetos - Auditour (2024): Lançado em Natividade, patrimônio cultural do Brasil, o projeto "Roteiro de Afetos" oferece aos visitantes uma experiência sonora com 12 estações que narram a história da cidade, incluindo pontos históricos como a Igreja São Benedito e o Mercado Velho, valorizando a cultura local e o patrimônio histórico.

Outras Notícias

Tem um projeto?
Nós podemos ajudar.

Fale com um especialista